Search
  • Rita Santos

O inconsciente



O inconsciente é um atarefado centro de operações ao nosso dispor 24h por dia. Vê tudo, sabe tudo, guarda tudo e tem acesso a toda a informação, seja a nossa ou a dos nossos antepassados. É a partir desta informação que toma todo o tipo de decisões sem a nossa intervenção e guia cada um dos nossos passos. Entre outras coisas poupa-nos tempo e energia, mantêm o nosso corpo físico vivo e nas melhores condições possíveis, protege-nos do que consideramos perigoso e nos faz sofrer.


A sua intenção é radical, sobrevivência. Decide todo um conjunto de processos mentais, emocionais e fisiológicos sempre com uma intenção positiva e, tal como o universo e tal como a vida, é atemporal, neutro, inocente, emocional, assertivo e unificado. Cria uma série de situações que, por um lado estão a expressar todo o nosso mundo interno e por outro, desde a sua simples e primitiva lógica, são a nossa melhor opção.


- se na minha família houve grandes dramas em relação á maternidade (mortes durante o parto, muitos filhos, grandes sacrifícios para que todos pudessem sobreviver, mortes durante a infância, orfandade, abandono), ser infértil poderia ser uma solução biológica inconsciente.


- se houve grandes dramas em relação ao dinheiro (roubo, traição, violência, morte, bancarrota), pode ser que, para me proteger, de forma inconsciente, decida não tê-lo.


- se houve falta de cuidados infantis, pode ser que haja um impulso inconsciente de compensação que me faça escolher uma profissão em que cuido ou educo crianças.


Nada escapa a este potente programa de protecção e sobrevivência, está involucrado em todas as áreas da nossa vida, no amor, na família, na saúde, na economia, na vida social e profissional. O que nos pode parecer uma casualidade, sorte ou azar é na verdade uma decisão inconsciente e uma solução a um conflicto emocional e existencial.


Partindo do princípio de que tudo é uma decisão e uma solução, já podemos soltar a pretensão de resolver e mudar seja o que for para nos dedicarmos a compreender e assumir essa decisão. É aqui que começamos a ter a possibilidade de ver a absoluta perfeição do mundo porque tudo está a ter uma função e um propósito.


Conhece o teu inconsciente e conhecer-te-ás a ti mesmo, ao universo e aos deuses!*




Rita Santos



* referência à célebre frase escrita no oráculo de Delfos "Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses."


37 views0 comments

Recent Posts

See All